E você é um Hipersensível? (02)

Este estilo de personalidade tem tudo de bom ao mesmo tempo que tudo de ruim... Vou explicar melhor: Percebem e sentem o amor e o afeto nas mais diversas intensidades e dependendo do modo como os executadores exteriorizam, os hipersensíveis recebem com total clareza os coloridos, os tons e as matizes emocionais emanadas. Podem ficar totalmente transtornados quando percebem que estão sendo camuflada ou declaradamente rejeitados ou mesmo criticados. Em fim, tudo os afeta. Assim como ficam super emotivos quando estão amando ou se sentem amados, por exemplo.

Se nós não formos uma pessoa hipersensível, com certeza, estaremos cercados por algum. As pesquisas mostram que 20% da população o é.
Existe um provérbio americano que diz: Os hipersensíveis têm pele fina. Permeáveis por demais, com um sistema nervoso também altamente permeável.
Algumas pessoas da categoria dos hipersensíveis podem buscar alívio no álcool, nas drogas no sentido de anestesiarem o excesso de percepção e dor causado pela sensibilidade também excessiva. Muitos entram em depressão. 
Pessoas adoecidas em hipersensibilidade podem mudar o temperamento do bem-estar para o oposto em fração de segundos. Pior é que o mal-estar pode perdurar dias até que a pessoa volte a ter estabilidade emocional sentindo-se resgatada em si mesma novamente. 

Mudanças de humor podem ocorrer no hipersensível quando este entra em contato com alguém doente, ou sofrendo muito, por exemplo. Sua vida pessoal que minutos antes estava colorida, transforma-se repentinamente em cinza. 
Pensamentos e sentimentos sobre a extensão do sofrimento do outro, os tomam de modo profundo e intenso. Percepções sobre a falta de consciência do outro em relação ao seu próprio drama existencial também costumam os comover de modo avassalador. 

O excesso de empatia se torna uma doença da alma nos hipersensíveis.
Normalmente, são pessoas introvertidas e as relações humanas, seja de que ordem forem, sempre causam grande impacto sobre si mesmos. Por isso mesmo necessitam de um tempo pessoal maior do que a maioria para processarem suas experiências.
Dentre os hipersensíveis, existem também aqueles extrovertidos, facilmente contaminados pelo bom clima do outro. Estes parecem estar focados nisso e tem esta predisposição. Notem que este tipo de personalidade não tem absolutamente nada a ver com o conhecido transtorno bipolar, onde os estado de humor se alternam entre mania, euforia e a tristeza maior, depressão. Também não há comparação entre distimias ou estados depressivos. Estamos falando das pessoas hipersensíveis e de como e de que maneira o mundo externo pode afeta-los. Estamos vendo uma configuração, um fato em si, o seu normal e o adoecimento quando é por demais exacerbado complicando a vida das pessoas sensíveis demais.

Além da sempre excelente dica de se fazer terapia. É bom ter alguém de confiança para acompanhar e nos ajudar em nossas passagens, dificuldades e êxitos, existem dicas pessoais para lidar com o dia-a-dia e principalmente para facilitar diminuir tensão e ansiedade em relações afetivas, sejam elas de que ordem forem... Os hipersensíveis, exatamente pelo excesso de sensibilidade, além de todo o exposto, possuem dificuldade maior em questões mais pessoais de afeto, amor e carinho.

Comentários